terça-feira, 3 de julho de 2018

A RELAÇÃO DA ENFERMAGEM COM A PSICOLOGIA

Por Michelle Barreto da Cunha*


A enfermagem desde sempre foi dita como um pilar primordial no ambiente hospitalar, com base nisso podemos dizer que o médico é que diagnostica a doença, com base nos seus sintomas, e cabe a enfermagem a visão holística em cima do paciente. Analisando o paciente como um todo, sente-se a necessidade da intervenção multiprofissional, que auxiliará na sua melhora, e um dos profissionais dessa equipe multiprofissional é o Psicólogo.

Essa intervenção é solicitada pelo enfermeiro pensando sempre no bem estar do paciente, seja ele criança, adolescente, adulto ou idoso. A Psicologia ajudará esse paciente a passar pela experiencia do adoecimento. Ou seja, devemos sempre lembrar que o psicólogo não estará ali para "curar" a doença de alguém, e sim para ajuda-la psicologicamente a entender e lidar com situação.  

Para ser solicitado esse tipo de intervenção precisamos entender que existem dois tipos de pacientes, o paciente passivo que vê a doença como um fator único que pode ser tratada com medicamentos e procedimentos que logo melhoram seu quadro clinico e o paciente ativo que é aquele que além da sua doença possui problemas sociais, econômicos, pessoas e psicológicos que influenciam e que contribui para o surgimento de novas doenças.  A enfermagem que tem a "arte de cuidar" terá que caminhar junto com a "ciência do comportamento", que é a psicologia propriamente dita. 

AMBOS pacientes necessitam de intervenção, a doença abala qualquer um de tal maneira que afeta o emocional, e quando esse não se demonstra abatido, cabe a enfermagem analisar o contexto familiar, como a família desse paciente está reagindo e solicitar o auxilio do psicólogo para lidar com a situação. 

O ambiente hospitalar é rico em conflitos DIÁRIOS, e cada vez mais o psicólogo é solicitado pra executar seus serviços não somente com os paciente, mas também com alguns acompanhantes, equipe de enfermagem, médica, administrativa...


* Michelle é acadêmica do 8º período de enfermagem da UNESC em Vilhena - Rondônia

0 comentários:

Postar um comentário