sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

LIDERANÇA E HABILIDADES SOCIAIS

Liderança é a capacidade de influenciar pessoas em direção aos objetivos. É a ação de comprometer pessoas para contribuir o máximo possível com os objetivos traçados, potencializar o comportamento e as atitudes das pessoas envolvidas na tarefa para melhor execução dos trabalhos e desenvolvimento de equipes. Envolve, sobretudo, a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso dependem o desempenho.

Desenvolver Habilidades de Liderança

Para exercer a liderança, o indivíduo precisa ter ou desenvolver algumas habilidades, tais como: ser coercitivo, dirigente (fornecer direções claras), afetivo (preocupar-se com as necessidades e interesses dos empregados/subordinados), democrático (buscar o consenso), ser treinador (estimular os empregados a desenvolverem seus pontos fortes).
Ao desenvolver estas capacidades, pode-se melhorar o desempenho profissional. Tais habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas, visto que é possível aprimorá-las e até mesmo transformá-las em um jeito natural de se lidar com pessoas no cotidiano.

Psicologia e Treino

Para tanto, a psicologia usa o treino de habilidades sociais, o qual é um conjunto de procedimentos que ensina como trabalhar de forma construtiva e estabelecer relações mais satisfatórias, buscando um conjunto de habilidades cognitivas, emocionais, verbais e não-verbais para obter desempenho de ponta nas funções que foram designadas.
As atividades de treinamento de habilidades sociais são importantíssimas para o desenvolvimento de líderes dentro de uma empresa. Juntamente a isso, a terapia cognitivo-comportamental ajuda o líder a desenvolver o autoconhecimento, o qual é a base para qualquer atuação de liderança.
Com o autoconhecimento, o líder fica a par dos seus pontos fortes, daqueles pontos que podem vir a melhorar, entende e percebe melhor suas habilidades e capacidades. Desenvolve uma postura de autoconfiança, pois sabe do que é capaz.
Ter autoconhecimento é essencial para o autogerenciamento e gerenciamento de equipes. Aquele que se conhece sabe mais sobre seus limites e possibilidades, controla melhor suas emoções e atitudes, ao mesmo tempo em que é inovador e coerente, e com isso consegue lidar com sua própria motivação, comprometimento e o de sua equipe.
Portanto, é necessário ter uma gama de habilidades sociais que podem ser aprendidas e treinadas para ser um líder de sucesso nos dias atuais e a terapia cognitivo-comportamental dispõe de técnicas e treinamentos que podem ajudar no desenvolvimento e capacitação desta liderança.
Autora:  (Psicóloga CRP 06/79450)

0 comentários:

Postar um comentário