- Psico o quê???… Psicólogo, Psicopedagogo tudo bem! Mas agora Psicomotricista?!?
A Psicomotricidade é conceituada como uma ciência da saúde e da educação, uma neurociência, que entende que os potenciais humanos são sustentados por um aparato neuropsicomotor que coordena e organiza as ações geradas pelo cérebro e as manifesta em conhecimento e aprendizado.
Por aparato neuropsicomotor entende-se as áreas básicas da psicomotricidade, que são: esquema e imagem corporal, equilíbrio, tonicidade, lateralidade, coordenação, estruturação espacial e temporal.
A prática psicomotora procura estimular e enriquecer tais bases para que o potencial humano seja melhor explorado e com ele a perpetuação do sentimento de autoestima e competência. Só assim a pessoa se convencerá da real possibilidade que tem em se adaptar, tornando-o transformador e produtor social.
Atualmente se entende que muitas das dificuldades de aprendizagem encontradas nos primeiros anos do ensino regular, entre elas: dificuldade com a letra cursiva, falta de atenção e concentração, hiperatividade, dislexia, discalculia, estão, na grande maioria, relacionadas com a pouca estimulação do aparato neuropsicomotor, ou falta dela, nos anos iniciais de vida, mais precisamente, entre o nascimento e os 3 – 4 anos.
Nestes anos, a criança precisa ser bem estimulada para que as bases da psicomotricidade ocorram. Quando negligenciados ou mal estimulados, as seguintes dificuldades podem aparecer:
- Esquema Corporal
- Não coordena bem os movimentos dos membros do corpo: tropeça com facilidade, esbarra constantemente em móveis e objetos, deixa cair seus pertences.
- Dificuldade em se vestir/despir: é bastante lenta para isso
- Caligrafia ilegível ou muito lenta.
- Leitura expressiva não harmoniosa: para muito e não segue bem o ritmo.
- Lateralidade
- Não percebe a diferença no seu lado dominante.
- Não distingue direita e esquerda.
- Incapaz de seguir a direção gráfica (leitura começando pela esquerda).
- Percepção Espacial – orientação pelo espaço
- Espelhamento por conta da lateralidade:
- b e d
- p e q
- 12 e 21
- Não distingue alto e baixo:
- b e p
- n e u
- ou e no
- Percepção Temporal – orientação no tempo
- Noção de antes ou depois: confusão na ordenação dos elementos de uma sílaba.
- Análise gramatical prejudicada: não consegue reconstruir uma frase com as palavras misturadas.
- Dificuldade muito grande com a matemática, pois para calcular precisa: ter pontos de referência, colocar os números corretamente, possuir noção de fileira e coluna, combinar as formas para fazer as construções geométricas.
Dessa forma, a Psicomotricidade contribui não apenas para instrumentalizar o aluno com suas dificuldades de aprendizagem, fortalecendo e resgatando sua autoestima, mas também a escola e professores para que, munidos de mais informação sobre a importância dessas bases psicomotoras no processo de alfabetização, possam reconhecer e intervir de modo mais preciso na origem da dificuldade apresentada pelo aluno.
Texto escrito por Anderson Vilhena Santoro Mariano, psicólogo e psicomotricista do Espaço Cuidar.



0 comentários:
Postar um comentário