
A pesquisa, conduzida pela professora Stephanie Tobin, foi dividida em duas etapas. Na primeira, usuários assíduos do Facebook foram divididos em dois grupos, sendo que um deles foi proibido de compartilhar informações na rede social por 48 horas.
“O estudo revelou que não postar no Facebook por dois dias gerou um impacto negativo nas necessidades de satisfação. Especificamente, os participantes que ficaram sem publicar reportaram níveis mais baixos de pertencimento e existência significativa”, diz o estudo, publicado na revista acadêmica “Social Influence”.
Na segunda experiência, um grupo de voluntários usou computadores do laboratório para navegar pela rede social, sendo que metade das máquinas estava programada para bloquear “likes” e comentários nos posts dos participantes da pesquisa. Depois da sessão, os 76 participantes responderam questionários para avaliar seus níveis de satisfação.
“Os testes revelaram que participantes sem feedback pareceram menos interessados nas suas postagens e se sentiram menos incluídos no grupo”, aponta o estudo. “As pessoas que não receberam respostas para uma atualização de status experimentaram níveis mais baixos de pertencimento, autoestima, controle e existência”.
Fonte: Jornal O Globo
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