NEUROPSICOLOGIA
Por Jéssica Fernanda
A neuropsicologia é um ramo
da psicologia que se interessa pelo estudo da relação entre cérebro e
comportamento (LURIA, 1981). Talvez esta seja a definição mais utilizada pelos
autores atualmente e possivelmente a que mais se aproxime do que vem a ser este
campo de estudo.
O termo neuropsicologia foi
utilizado pela primeira vez em 1913 em uma conferência proferida por Sir William
Osler, nos Estados Unidos. Apareceu ainda como um subtítulo na obra de 1949 de
Donald Hebb chamada “The Organization of Behavior:
A Neuropsychological Theory.” (KRISTENSEN, ALMEIDA e GOMES, 2001).
Inicialmente os estudos da
neuropsicologia estavam voltados mais para as conseqüências comportamentais e
cognitivas ocasionadas por lesões cerebrais mais específicas (PORTELLANO,
2005). No entanto, hoje em seus estudos a neuropsicologia busca investigar as
funções cerebrais superiores inferidas a partir do comportamento cognitivo,
motor, sensorial, emocional e social dos indivíduos (COSTA et al., 2004).
Ainda conforme Costa et al.
(2004) propõe-se que é a partir do conhecimento do desenvolvimento normal do
cérebro que se pode compreender suas alterações, como: disfunções cognitivas e
comportamentais resultantes de lesões, doenças ou desenvolvimento anormal do
cérebro.
Como área específica de
estudo, a neuropsicologia tem um caráter relativamente recente, embora sua
fundamentação científica venha de várias décadas de estudos e investigações
(KRISTENSEN, ALMEIDA e GOMES, 2001).
Entretanto, o reconhecimento
formal da neuropsicologia no Brasil só veio em 2004, com a resolução do
Conselho Federal de Psicologia (CFP) que passou a regulamentar esta
especialidade aos psicólogos (Resolução 02/2004)
A resolução 02/2004 (CFP)
propõe que a atuação do neuropsicólogo deve ser pautada no acompanhento, no
tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do
comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento
cerebral.
FUNÇÕES E AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
De acordo com
Ambrózio et al. (s.d.) a avaliação neuropsicológica busca investigar quais são
as funções neuropsicológicas que estão envolvidas em processos cerebrais mais
complexos.
A
avaliação neuropsicológica é considerada procedimento fundamental, por exemplo,
no diagnóstico diferencial de demências, na investigação da natureza, grau e
extensão de diversos quadros neurológicos, bem como para o planejamento de
intervenções direcionadas aos déficits cognitivos e comportamentais
identificados no processo de avaliação (MIOTTO, 2007).
Deste modo faz-se necessário o conhecimento de quais são estas funções avaliadas pela
neuropsicologia, o que elas compreendem e a que estão relacionadas.
Segue-se
abaixo uma breve descrição das funções cognitivas investigadas em uma avaliação
neuropsicológica:
AMBROZIO
et al. (s.d.)
A
investigação destas funções permite a visualização das dificuldades e
potencialidades dos pacientes. Os resultados desta, geralmente são descritos
através de um check list, que
consiste na descrição das funções cognitivas avaliadas.
Dentre
as práticas da neuropsicologia a avaliação neuropsicológica consiste em apenas
um dos campos de atuação. Esta, também conta com campos como a reabilitação
neuropsicológica e as áreas de pesquisas, as quais encontram-se também em pleno
desenvolvimento.
Atualmente
os desafios da neuropsicologia no país é expandir seu campo de atuação em
diversos Estados e realizar pesquisas, contribuindo assim com o avanço desta
área em âmbito nacional e internacional.
Deste
modo, finalizo com a frase de uma importante Neuropsicóloga que propõe: “O
futuro da neuropsicologia no Brasil dependerá em grande parte da capacidade,
dedicação e eficiência dos novos profissionais que se especializarão neste
campo” - Eliane Correa Miotto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COSTA, D. I.,
Azambuja, L. S., PORTUGUEZ, M. W. et al. (2004), Avaliação
neuropsicológica da criança. Jornal de
Pediatria, 80 (4), p.111-116.
KRISTENSEN, C.H.;
ALMEIDA, R.M.M.; GOMES, W.B. (2001). Desenvolvimento
Histórico e Fundamentos Metodológicos da Neuropsicologia Cognitiva. Psicologia:
Reflexão e Crítica, 14(2), p. 259-274.
AMBRÓZIO, C.; RIECHI,
T.; BRITES
M.; JAMUS, D.; PETRI, C.; ROSA, T; FAJARDO, D. Neuropsicologia teoria e prática. Disponível em: <
http://www.proec.ufpr.br/enec2005/download/pdf/SA%DADE/PDF%20SAUDE/45%20-%20NEUROPSICOLOGIA%20TEORIA%20E%20PR%C1TICA%20-%20rev.pdf>. Acesso em: 21
de maio de 2012.
CONSELHO FEDERAL DE
PSICOLOGIA. Resolução 02/2004.
Disponível em: < http://www.crp11.org.br/legislacao/resolucoes/federais/2004/resolucao2004_2.pdf>. Acesso em: 21
de maio de 2012.
PORTELLANO, J.A. Introducíon a la neuropsicología. MCGRAW-HILL/INTERAMERICANA
DE ESPAÑA, S. A. U, Madrid: 2005.
MIOTTO, E.C.; LUCIA,
M.C.S.; SCAFF, M. (Organizadores). Neuropsicologia
e as interfaces com a Neurociência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
LURIA, A.R., (1981), Fundamentos de Neuropsicologia, São
Paulo: Editora da
Universidade de São
Paulo.



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